As Práticas Integrativas no Recife

 As práticas integrativas e Complemantares em Saúde no Recife




   O que são as práticas integrativas ? 


São recursos terapêuticos que tem o objetivo de prevenir doenças e também recuperação da saúde, com a integração entre o ser humano e a natureza ou seja o meio ambiente.



As práticas integrativas não é uma novidade na verdade ela já é bem antiga, é uma prática milenar, sua abordagem é multidimensional, o que significa isto, é feita através de formas física, mental, psíquica, afetiva e espiritual.




As práticas Integrativas foi oficializada no SUS, isso mesmo no Brasil  no ano de 2006. Então na verdade temos essa defasagem ainda no Sistema ùnico de Saúde. Porém a cada tempo que passa vai ganhando espaço na sociedade.



As práticas integrativas ou PICS como são conhecido, tem dado um rertorno surpreendente aos pacientes, uma nova visão de saúde está cada vez mais presente em nossa vida. 




Com os resultados das práticas integrativas ou medicina alternativa, vem diminuindon muito o nível de estresse da população, com técinas de meditação, massagem, ventosaterapia e entre outros.




Aqui no Recife uma consulta custa em torno de R$: 80,00 a R$: 300,00 ou até mais em alguns casos com determinados profissionais.



Um dos procedimentos mais procurado é acupuntura, ventosaterapia, massagem, reflexologia podal e o reiki.





Deixo aqui algumas práticas integrativas : Medicina Tradicional Chinesa / Acupuntura, Medicina, Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social / Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária...



Como já citei aqui, as práticas vem ganhando muita força nesses último anos, cada vez mais os serviços estão sendo orfertado também pela rede pública. Hoje no Recife temos uma boa quantidade de clinínca em terapia integrativas e complementares. 





Irei citar aqui alguns tratamentos terapêuticos: Depressão, hipertensão, dores crônicas e várias outras, sendo também usado para tratamento paliativo exemplo para tratamento de cancer.



Autora: Marília Melo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Dicas práticas - Para Educação Financeira

O Custo-Benefício de Não Ter um Carro do Ano: Vale a Pena?

Vivendo com Menos: Como o Minimalismo Transformou Minha Vida